A- A A+

A cidade de Martins Soares

A CIDADE
Martins Soares é uma tranquila cidade do interior de Minas Gerais localizada na Microregião de Manhuaçu na Zona da Mata com pouco mais de 7 mil habitantes. É uma cidade repleta de belezas naturais como trilhas, cachoeiras além do agroturismo.

Aniversário da cidade: 22 de Outubro
Fundação: 22 de outubro de 1997
Gentílico:Martinsoarense

ECONOMIA
Martins Soares é um município cujo o principal setor econômico é o agropecuário, com base produtiva primária assentada principalmente na produção de café.



LOCALIZAÇÃO
Municípios limítrofes: Manhuaçu, Manhumirim, Reduto, Durandé e Iúna (ES).
Distância até a capital: 312Km

 

ÁREA
Área: 112,941 Km²
População: 7.173 hab. Censo IBGE 2010
Densidade: 63,51, hab./Km²

Antes de ser denominado Martins Soares, o distrito que deu nome origem à cidade era chamado de Pouso Alegre, nome que se justifica ao apreciarmos todas as belezas naturais, os atrativos turísticos e a cultura do município. 
Como em sua formação, a cidade ainda hoje é caracteristicamente rural. No passado, suas ruas eram passagem de carros de bois, cavalos e carroças. Muita coisa se modernizou, mas as lavouras cafeeiras continuam ocupando grande parte dos 113 km² de território e a maioria dos 5.700 habitantes sobrevivem da riqueza gerada pelo café.
Esta atividade econômica formou um interior belíssimo, com pleno potencial para o Agroturismo. Além disso, as propriedades coloniais e as lavouras se localizam entre florestas de Mata Atlântica e vales e montanhas da Serra do Caparaó. As fazendas do Córrego do Espraiado, do Catulino e do Sr Alpa, com belos casarões, são alguns exemplos. 
A Igreja Matriz tem mais de cem anos e é o principal monumento. Ela foi construída num terreno doado pela família pioneira de Martins Soares.
A prática de Esportes Radicais e o Ecoturismo são outras fortes características do "Pouso Alegre". Aí se destacam as localidades de Vista Alegre e Boa Vista, que além de trilhas, matas e uma bela vista do Caparaó, têm várias quedas d'água.
Trekking, vôo livre e motocross são as modalidades mais praticadas, mas a cidade também tem potencial para o off-road e trilhas motociclísticas. A rampa de parapente fica na localidade do Córrego Jordão.
Quem gosta de caminhar não pode deixar de conhecer a gruta da localidade do Espraiado, uma caverna de mais de 12 metros.

Entre em Contato

Avenida João Batista, 294 - Centro
Martins Soares, CEP: 36972-000
Tel: (33) 3342 2000 | (33) 3342 2028
E-mail: comunicacao@martinssoares.mg.gov.br

Martins Soares - MG


Prefeitura Municipal!

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta
de 08 às 16h